Você já ouviu falar em dor sacroilíaca?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DOR SACROILÍACA?

A dor sacroilíaca ou sacroileíte, é uma inflamação das articulações sacroilíacas a maior articulação do corpo, responsável por conectar a parte inferior da coluna com os ossos da bacia.

Essa condição ocorre por uma disfunção biomecânica desta articulação, pode afetar um ou os dois lados do corpo, causa dores nas costas e nádegas, podendo se estender até os membros inferiores, provocando rigidez e diminuição da amplitude de movimento.

Dentre as principais causas podemos citar os traumas, doenças reumáticas, processos infecciosos, gravidez e após cirurgia da coluna.

A dor pode surgir mesmo em repouso e pode ser agravada por: esportes de alto impacto, permanecer por longo período na mesma posição, subir escadas, carregar peso e esforços físicos em geral.

Os tratamentos variam de acordo com a causa e intensidade, sendo opções frequentes: medicamentos (analgésicos, miorrelaxantes e antiinflamatórios), fisioterapia, infiltrações da coluna e ablação articular por radiofrequência.

A dor sacroilíaca muitas vezes é confundida com dores nos quadris e lombar, o que dificulta seu diagnóstico. Por isso, é importante procurar um médico ortopedista para constatar se existem alterações na articulação sacroilíaca.

Você sente ou já sentiu dores no quadril?