Artrodese da coluna você sabe o que é?

ARTRODESE DA COLUNA VOCÊ SABE O QUE É?

O conceito de artrodese consiste na fusão entre duas ou mais articulações, causando sua imobilidade.

A artrodese é um tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade. Portanto, ao realizar o procedimento causa-se a estabilidade da coluna por meio da imobilidade de algum, ou vários de seus segmentos.

Em geral, 2 a 3 segmentos da coluna podem ser artrodesados (fixados, fundidos) sem que haja prejuízo considerável da movimentação da coluna, pois os segmentos saudáveis conseguem realizar os movimentos mais importantes da coluna.

Atualmente, optamos por não realizar o tratamento da hérnia de disco através da artrodese, a menos que esteja associada a um quadro de instabilidade importante da coluna lombar. Preferimos a técnica endoscópica ou por microdiscectomia para esses casos.

O objetivo é sempre realizar o menor procedimento possível para resolver o problema do paciente.

Os principais benefícios de artrodese da coluna são: melhora da dor, correção de deformidades e estabilização de doenças que cursam com instabilidade mecânica como trauma, tumores e infecção vertebral.

Cirurgia da Coluna e Ortopedia - CRM 162318 RQE 76350

DR. ARIEL FALBEL LUGÃO