Gravidez saiba como aliviar as dores na coluna

GRAVIDEZ SAIBA COMO ALIVIAR AS DORES NA COLUNA

Durante a gestação até 60% das mulheres podem sofrer com dor lombar.

Sabe por que essa queixa é tão comum?

As alterações hormonais da gravidez provocam retenção de líquido e inchaço, com aumento do risco de comprimir nervos não apenas na coluna.

Além, disso, o aumento gradual do útero provoca uma mudança no eixo gravitacional da mulher e é comum que haja uma separação dos músculos abdominais.

Para compensar, a grávida mantém uma postura com flexão frontal do pescoço, lordose lombar exagerada e um andar típico, conhecido como marcha anserina (“pato”).

Todas essas mudanças sobrecarregam a musculatura paravertebral, o que torna a dor lombar uma queixa muito comum entre as grávidas.

Alguns fatores que aumentam o risco de lombalgia são: dor já existente antes da gravidez, doenças degenerativas, multiparidade (várias #gestações) e obesidade.

Importante sempre estar atento para sinais de alarme e para outras possíveis causas de dor lombar na gestante.

A ginecologista @drathamysedassie lembra que é fundamental entender o padrão da dor e avaliar os sintomas associados. As vezes uma dor lombar na gestação pode ser pielonefrite (infecção dos rins), cólica nefrética (pedra nos rins) ou até mesmo contrações de trabalho de parto.

Cirurgia da Coluna e Ortopedia - CRM 162318 RQE 76350

POST COM COLABORAÇÃO DA @DRATHAMYSEDASSIE