Fibromialgia causa dor nas Costas?

FIBROMIALGIA CAUSA DOR NAS COSTAS?

No post passado abordamos a dor miofascial. Outra doença importante é a fibromialgia. Ela também pode ser a causa da dor nas costas ou ainda estar associada a um quadro de hérnia de disco, por exemplo.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e difusa no corpo todo. Acomete mais as mulheres e pode vir associada com sintomas de fadiga, alteração cognitiva e memória, depressão, dor de cabeça, ansiedade e até formigamento.

Não há um exame confirmatório, o diagnóstico é clínico. Um achado comum são pontos de sensibilidade dolorosa chamados de “tender points”.

Um paciente com hérnia de disco e fibromialgia costuma ter dificuldade no controle da dor e no processo de reabilitação, por isso, é fundamental que haja um acompanhamento conjunto com o reumatologista para o controle adequado do quadro.

Conhece alguém que tem não só um, mas vários problemas nas costas? hehe