Quais as Principais Causas da Escoliose?

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DA ESCOLIOSE?

A curvatura anormal da coluna vertebral conhecida como Escoliose, pode afetar até 3% da população. Quando temos um caso leve, a rotina da pessoa provavelmente não será afetada. Porém, em casos mais graves pode haver dor e limitação nas atividades corriqueiras.

A escoliose pode surgir por diversas causas. A mais comum chamamos de idiopática, ou seja, que não existe um motivo definido. Mas ela também pode ter origem em doenças neurológicas, doenças musculares, mal formações ao nascimento, traumas, tumores, diferença no comprimento dos membros e até contraturas musculares.

Os sintomas podem variar de acordo com a idade, com a intensidade, com o tipo de escoliose, assim como o seu tratamento também é conduzido caso a caso!

Geralmente dor não é o principal sintoma! O que chama mais atenção é a diferença de altura dos ombros, da cintura e até a rotação do tronco.

No próximo post iremos explicar como é feito o diagnóstico e como pensamos no tratamento.

Cirurgia da Coluna e Ortopedia - CRM 162318 RQE 76350