Infiltração na coluna
img
Condomínio Edifício São Paulo Tower – Cerqueira César, SP
insta insta insta

O QUE É INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

A infiltração na coluna (também conhecida como bloqueio da coluna ou denervação) é um procedimento cirúrgico que representa uma excelente opção no plano de tratamento do paciente com dores na coluna.

Apresenta eficácia e ganhos consolidados no tratamento de dores relacionadas à hérnia de disco, artrose facetária, compressão do nervo e dores crônicas. Essa técnica reduz o processo inflamatório local, melhorando o quadro doloroso.

Além de terapêutica, a infiltração também pode ser diagnostica! Ela ajuda o médico a identificar com precisão o local de origem da dor.

recblack

QUANDO É INDICADO A INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

As dores na coluna vertebral, normalmente, podem ser decorrentes de três estruturas principais:

Os discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras), as facetas articulares (articulações ou juntas entre as vértebras) e as estruturas nervosas (raízes e nervos que saem da coluna), além é quadro dos quadros de dores miofasciais, provenientes da musculatura.

A infiltração de coluna é indicada em 2 situações:

1 - Para controle da dor proveniente de qualquer uma das estruturas citadas anteriormente, dentro de um contexto de plano de tratamento;
2 - Como procedimento diagnóstico, como forma de localização exata do ponto de origem da dor.

COMO É REALIZADA A INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

O procedimento é realizado em regime hospitalar, mas o que chamamos de Hospital-Dia, ou seja, bastam apenas algumas horas de internação. A técnica deve ser realizada no hospital devido ao uso de aparelhos de imagem de alta tecnologia (radioscopia) específicos para encontrar a região exata da dor e a colocação precisa das cânulas de bloqueio.

Além disso, realizamos o procedimento com sedação e anestesia local, para que o paciente fique confortável durante todo o processo que dura cerca de 60 minutos. O ambiente hospitalar também oferece segurança e monitorização do paciente.

O QUE É INJETADO NA INFILTRAÇÃO DA COLUNA?

O tipo de medicamento que será utilizado depende do paciente e a patologia que o mesmo apresenta. Geralmente são empregadas medicações analgésicas, anestésicas e anti-inflamatórias. O efeito da medicação pode ser imediato (anestésicos locais), ou o efeito irá aparecer ao longo dos dias, apresentando maior duração (corticoides).

recblack

QUAIS AS VANTAGENS DA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

Entre as principais vantagens devemos destacar:

- Melhora da dor localizada ou irradiada.
- Alta precoce.
- Retomada das atividades no dia seguinte ao procedimento.
- Otimização do processo de reabilitação.
- Segurança na manutenção da reabilitação.


A aplicação da injeção de forma direta na área afetada permite que o medicamento entre em contato imediato com inflamação, ou lesão.
Sendo assim, o tratamento apresenta menor risco de efeitos colaterais.

O uso da infiltração nos músculos também é realizado para o tratamento de lesões musculares e para as fibroses nos atletas, trazendo excelentes resultados.

Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.

CONTRAINDICAÇÕES

As infiltrações na coluna são seguras e raramente observam-se efeitos colaterais.

Basicamente qualquer pessoa está apta para receber o procedimento, existindo apenas algumas contraindicações relativas, que podem ser administradas, tais como: diabetes ou doenças cardíacas fora de controle, problemas de coagulação, glaucoma e gravidez ou amamentação, alergia ao medicamento.

Pacientes que apresentam além do quadro de dor, comprometimento neurológico como perda de força ou perda grave de sensibilidade, de modo geral evidenciam a necessidade de outras cirurgias da coluna vertebral, nestes casos os bloqueios podem não trazer beneficio, ou até prejudicar, uma vez que há atraso do tratamento definitivo.

Por isso, sempre procure um cirurgião especialista em coluna para fazer a correta avaliação de seu caso e prescrição de tratamento.

PREPARO

São solicitados exames pré-operatórios de acordo com a idade e as comorbidades do paciente. Os exames serão checados pelo cirurgião. É realizada uma avaliação pré-anestésica com o anestesista da equipe que também avaliará os exames e explicará o processo de sedação.

São necessárias 8 horas de jejum para comida e também para água. As medicações de uso contínuo normalmente devem ser mantidas.

A técnica é realizada com anestesia local e sedação, o que garante que o paciente não sinta dor. Após o procedimento de infiltração na coluna é esperado melhora gradativa dos sintomas nos 10 a 15 dias posteriores, neste período o corticoide atingirá o máximo do efeito anti-inflamatório.

Não é necessária internação hospitalar após o procedimento de infiltração na coluna.
O paciente poderá retornar para casa cerca de duas horas após a realização do procedimento.

recblack

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

Nos locais de inserção das agulhas são colocados pequenos adesivos, que podem ser retirados ao chegar a casa. É desejado manter repouso relativo por 24 horas após o procedimento de infiltração na coluna, após esse prazo é possível retomar normalmente as atividades de trabalho e lazer.

A consulta de retorno com seu médico cirurgião para reavaliação geralmente é realizada após 1 semana do procedimento de infiltração, momento em que uma nova etapa do tratamento de reabilitação motora se iniciará.

Se você necessita de infiltração na coluna, agende um horário com um médico ortopedista especialista em coluna.

favicon HOSPITAIS DE ATUAÇÃO
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais

favicon

AGENDE SUA CONSULTA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE COOKIES
Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento e/ou automedicação. Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico.
2024 Dr. Ariel Falbel Lugão - CRM 162.318 | RQE 76.350. Todos os Direitos Reservados.
X