Endoscopia da Coluna
img
Condomínio Edifício São Paulo Tower – Cerqueira César, SP
insta insta insta

O QUE É ENDOSCOPIA DA COLUNA?

A Cirurgia da Coluna vem evoluindo ano a ano, sempre visando o melhor tratamento para o paciente. Desde cirurgias maiores, com grandes incisões, maior dissecção de partes moles, maior sangramento e tempo de internação, até procedimentos pouco invasivos, com uso de lentes de aumento, microscópio ou mesmo vídeo.

A cirurgia endoscópica da coluna ou cirurgia por vídeo é, o que podemos chamar de “a última evolução”.

O uso da técnica endoscópica da coluna possibilita realizar a mesma cirurgia realizada com microscópio, mas com uma agressão aos tecidos ainda menor! Por meio de uma incisão de cerca de 0, 8 a 1 cm, é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o foco do problema.

A principal diferença entre a cirurgia convencional e a cirurgia com endoscópio é que na endoscopia, o médico cirurgião consegue enxergar por meio de uma câmera acoplada ao sistema com um foco de luz, trazendo a nitidez de um monitor Full-HD (alta qualidade) e luminosidade ideal

recblack

QUANDO É INDICADO A CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

O método é geralmente utilizado nas cirurgias de hérnia de disco na região lombar e cervical, podendo ser utilizado também em alguns casos de estenose para descompressões medulares, em todas as regiões da coluna.

Algumas doenças na coluna e estado do paciente não possibilitam a realização desta técnica e estas devem ser avaliadas pelo seu médico cirurgião especialistas em coluna vertebral, que fará uma avaliação meticulosa no histórico da doença, exame físico completo e de imagem.

COMO É REALIZADA A ENDOSCOPIA DA COLUNA?

Para realizar a Endoscopia da Coluna ou Cirurgia por Vídeo da Coluna, o médico cirurgião introduz uma cânula, por meio de uma pequena incisão, até a região do problema, nesta cânula passa uma câmera com fibra ótica na parte interna do endoscópio que irá transmitir as imagens por vídeo no monitor.

Através de instrumentos de alta precisão o médico cirurgião consegue acessar e remover partes do disco afetado e fragmentos herniados, além de descomprimir a região, aliviando a pressão no nervo e dentro do disco, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura.

Isto permite um pós-operatório menos doloroso e a retomada antecipada das atividades cotidianas.  A incisão geralmente necessita de 1 ponto para o fechamento da pele e um pequeno curativo. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento.

A anestesia pode ser geral ou local com sedação, normalmente o paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia por endoscopia.

QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

Comparando com a cirurgia convencional de hérnia de disco, as principais vantagens do uso do endoscópio são:

- Incisão reduzida na pele (normalmente de 0,8 mm);
- Anestesia local e sedação;
- Menos traumas e lesões na musculatura da coluna;
- Sangramento mínimo;
- Procedimento rápido;
- Menor taxa de infecção;
- Separação das fibras musculares ao invés de descolamento do músculo do osso;
- Não há limite de idade ou de condição física para ser operado;
- Menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida;
- Retorno mais rápido as atividades da rotina.

CONTRAINDICAÇÕES

Casos em que há uma instabilidade significativa do segmento e há necessidade de artrodese da coluna, ou seja, a fixação e a fusão dos segmentos da coluna, a cirurgia endoscópica não é a melhor opção de tratamento no momento.

PREPARO

Apesar de ser uma técnica cirúrgica com mínima agressão, a avaliação clínica e de exames são necessárias previamente ao procedimento cirúrgico. O paciente deve respeitar jejum total por oito horas antes da cirurgia por endoscopia. Bem como nas cirurgias convencionais, condutas de precaução de infecções também devem ser utilizadas.

recblack

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

O paciente pode ser levado para o quarto do hospital imediatamente após a recuperação anestésica. Nesse momento, é provável que o paciente já possa levantar e sentar com cuidado e até dar seus primeiros passos após a cirurgia da coluna por endoscopia. Um pequeno curativo terá sido colocado no local da incisão. Caso se sinta seguro e tudo tenha corrido como esperado, o paciente poderá retornar a sua casa, medicado conforme prescrição do cirurgião especialista em coluna.

A cicatrização completa se dará em 7 a 10 dias quando o paciente deverá retornar ao médico para retirada dos pontos.

É importante que nesta fase o paciente evite sobrecarga e movimentos de rotação/flexão da coluna, bem como dirigir até a primeira reavaliação. Após a cicatrização o médico poderá indicar o início de fisioterapia e trabalho de reabilitação postural/motora.

Dependendo do trabalho do paciente, o retorno pode ser realizado a partir da segunda semana e conforme evolução da fisioterapia, liberamos atividades de maior esforço físico.

Não deixe de nos consultar para tirar suas dúvidas. Ligue e agende.

recblack
favicon HOSPITAIS DE ATUAÇÃO
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais

favicon

AGENDE SUA CONSULTA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE COOKIES
Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento e/ou automedicação. Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico.
2024 Dr. Ariel Falbel Lugão - CRM 162.318 | RQE 76.350. Todos os Direitos Reservados.
X