Hérnia de Disco

Para entender o que é a Hérnia de Disco, primeiramente temos que entender o que é o DISCO INTERVERTEBRAL.

O disco é conhecido como o “amortecedor” da nossa coluna, pois situa-se entre os corpos vertebrais nas regiões cervical, torácica e lombar, servindo como apoio. Normalmente são 28 discos no total.

Ele possui 2 porções principais:
- Ânulo Fibroso: camada mais externa;
- Núcleo Pulposo: camada interna, mucoide, formada de proteoglicanos, água e colágeno.

O disco é submetido a diferentes forças durante a nossa movimentação: compressão, tração e torção.

Com o envelhecimento, o disco vai desidratando e perdendo a sua capacidade de suportar essas cargas, um processo que chamamos de DOENÇA DEGENERATIVA DISCAL.

recblack

COMO A HÉRNIA DE DISCO APARECE?

Esse enfraquecimento pode levar a uma lesão, um rasgo ou rompimento, na camada externa do disco, permitindo que o material interno se desloque. Esse extravasamento para o interior do canal vertebral pode comprimir um nervo ou a medula, gerando sintomas álgicos (dor) e/ou neurológicos no paciente.

Classificação da Doença Discal Degenerativa:

Abaulamento: Aumento do diâmetro do disco em relação aos limites do corpo vertebral.

Protrusão: Enfraquecimento do ânulo fibroso, pontual, que faz com que o núcleo pulposo de desloque para dentro do canal vertebral.

Hérnia Extrusa: Lesão do ânulo fibroso e extravasamento do conteúdo interno do disco, o núcleo pulposo para o interior do canal vertebral. Aumenta a chance de compressão das estruturas nervosas e de o paciente apresentar sintomas.

Fatores de risco: Má postura; Tabagismo; Sedentarismo; Genética; Exposição ocupacional.

A cada ano, a hérnia de disco pode afetar de 5 a 20 pessoas a cada 1000 indivíduos entre 20 e 49 anos.

Elas podem ocorrer em qualquer lugar da coluna vertebral, mas são bem mais frequentes na coluna cervical e lombar, áreas com maior movimento e sobrecarga.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Primeiro. O que são sintomas?

Sintoma é tudo aquilo que o paciente refere ao médico que está sentindo relacionado a uma doença em questão.

Já sinal, é aquele que o médico percebe como manifestação da doença durante a avaliação.

Sintoma da hérnia de disco: paciente refere dor irradiada em membro inferior (dor que corre na perna).

Sinal da hérnia de disco: dor provocada em membro inferior no movimento de elevação passiva em extensão do mesmo. Sinal de Lasègue.

O sintoma da hérnia de disco vai depender principalmente do seu local de acometimento.

Uma hérnia de disco cervical pode comprimir uma raiz do plexo braquial, causando uma inflamação, que pode gerar uma resposta de dor, parestesia ou até perda de força no trajeto daquele nervo para os membros superiores.

Uma hérnia de disco lombar pode comprimir uma raiz do plexo lombar, causando uma inflamação, o que pode gerar uma resposta de dor, parestesia ou até perda de força no trajeto daquele nervo para os membros inferiores.

Um exemplo clássico de sintomas de hérnia lombar é a dor ciática, a dor do nervo ciático, causado pela compressão de uma das raízes que dão origem ao nervo ciático.

recblack

ALÉM DO SINTOMA DE DOR IRRADIADA, A HÉRNIA PODE CAUSAR:

- Dor lombar localizada, à direita, à esquerda, ou bilateral.
- Travamento da coluna.
- Dor glútea.
- Formigamento em membros.
- Diminuição de sensibilidade em membros.
- Diminuição de força nos membros.
- Entre outros…

DIAGNÓSTICO DA HÉRNIA DE DISCO

O primeiro passo no diagnóstico da hérnia de disco é a consulta médica: anamnese, que é a história do paciente, incluindo tipo de dor, duração, característica, antecedentes, medicações utilizadas… e o exame físico, inspeção, estática e dinâmica, palpação, testes específicos.

Para auxílio na investigação o exame padrão ouro para diagnóstico da doença discal é a ressonância magnética da coluna, sem a necessidade do uso de contraste.

Com a ressonância e suas diferentes ponderações podemos ver com clareza os diferentes tecidos da anatomia da nossa coluna, os discos inclusive.

Um Raio X simples, também nos fornece algumas informações importantes:

- Alinhamento da coluna cervical, torácica e lombar.
- Alterações de textura e qualidade óssea.
- Presença de fraturas ou luxações.
- Altura discal.
- Presença de osteófitos.
- Presença de listese entre os corpos vertebrais.

Lembrar – o Raio X não define a conduta em casos de suspeita de hérnia discal.

Outros exames: Radiografias; Tomografias Computadorizadas; Eletroneuromiografia.

TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO

A abordagem pode ser conservadora ou cirúrgica / intervencionista.

O tratamento conservador é empregado quando há um bom controle da dor e pouca limitação das atividades de rotina. Nele podemos incluir medicamentos, repouso na fase aguda e fisioterapia.

E QUANDO OPERAR?

Iremos discutir todas as técnicas não cirúrgicas que podemos empregar no tratamento da hérnia de disco, mas é importante falarmos sobre a indicação cirúrgica.

Devemos operar quando:
- Falha do tratamento conservador.

- Dor sem controle satisfatório com medicação e terapias.
- Presença de déficit neurológico progressivo.

recblack

Procure o quanto antes ajuda profissional especializada para iniciar um tratamento correto para Hérnia de Disco e ficar livre de dores nas costas.
Ligue e agende uma consulta.