É grave e é uma urgência!
img
Condomínio Edifício São Paulo Tower – Cerqueira César, SP
insta insta insta

É GRAVE E É UMA URGÊNCIA!

Você já ouviu falar em Síndrome da cauda equina?

Na coluna lombar, a medula espinhal termina e se separa em um feixe de nervos, que se parece com uma cauda de cavalo e, por isso, é chamado de cauda equina.

Esse feixe de nervos envia sinais às pernas para controlar os músculos, sensações e garante as funções normais do intestino e da bexiga.

 A síndrome da cauda equina é uma condição rara, porém grave, provocada pela compressão e inflamação deste feixe de nervos.
Ela acontece com mais frequência após uma hérnia de disco lombar, prolapso ou deslocamento de vértebras, mas também pode ser causada por estenose espinhal, lesões traumáticas, tumores e condições inflamatórias.

 A gravidade se dá ao fato de poder resultar em paralisia, além de causar dor intensa e localizada na região lombar, problemas urinários e intestinais, perda de sensibilidade nas nádegas, área genital e bexiga.

Trata-se de uma urgência e o tratamento, via de regra, é cirúrgico através da descompressão do canal vertebral.

O objetivo da cirurgia é aliviar a pressão sobre os nervos da cauda equina, remover as estruturas que os estão comprimindo e aumentar o espaço para os nervos no canal medular.

Os sintomas têm mais chance de reduzir ou desaparecer se a causa for reconhecida e tratada imediatamente.


Dr. Ariel Falbel Lugão
Cirurgia da Coluna e Ortopedia – CRM 162318 RQE 76350

favicon HOSPITAIS DE ATUAÇÃO
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais
  • hospitais

favicon

AGENDE SUA CONSULTA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE COOKIES
Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento e/ou automedicação. Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico.
2024 Dr. Ariel Falbel Lugão - CRM 162.318 | RQE 76.350. Todos os Direitos Reservados.
X